sábado, 13 de outubro de 2007

Festa Alemã



Goiânia, 4 de outubro de 2007
Margareth Gomes

Começa hoje e segue até domingo o 2º FestivalGastronômico e Cultural Alemão,que será realizado no Setor Oeste.

A comida é um eficaz instrumento de boa convivência e de reforço nos laços de amizade entre culturas e povos distintos. Não será diferente na 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural Alemão. Uma mistura de sabores salgados com pitadas agridoces promete uma grande festa gastronômica com um pé na Alemanha de hoje a domingo, em Goiânia. O endereço é a Praça Léo Lynce, no Setor Oeste. No cardápio, o tradicional Apfelstrudel de maçã, o pão-de mel, as salsichas brancas com temperos picantes, o chucrute, joelho de porco, entre outros pratos típicos.

Os tons de vermelho, amarelo e preto da bandeira alemã aparecem na decoração, dando colorido aos 5 mil metros quadrados de tendas cobertas. Essas tendas darão suporte à instalação de 12 quiosques (com 40 metros quadrados cada um) e abrigarão 2 caminhões de chope. O 2º Festival Gastronômico e Cultural Alemão é uma realização da embaixada da Alemanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara de Indústria e Comércio Brasil–Alemanha. O evento tem apoio da rádio 97 FM.

Num clima de Oktoberfest do Centro-Oeste, o festival traz como atrações a Banda Die-Lumpen, de Munique (Alemanha), e o Grupo Folclórico Germânia, de Blumenau, Santa Catarina (confira programação na página 2). Fundado em março de 1988, o Germânia cultua os costumes alemães com apresentações de sapateado, quadrilha, danças acrobáticas. As roupas são réplicas fiéis do tradicional traje tirolês, vestimenta de trabalho do século 19. Além da dança, o grupo interage com o público por meio de brincadeiras, como os concursos de chope e da salsicha de metro, a serem realizados todos os dias. A Banda Die-Lumpen também promete muita diversão.

Cartão digitalEste ano, para incrementar ainda mais o 2º Festival Gastronômico e Cultural Alemão, serão feitas vendas digitais de um cartão pré-pago, que poderá ser reabastecido várias vezes. É com ele que o consumidor terá livre acesso às comidas e bebidas à venda nos quiosques. O sistema evitará a formação de imensas filas, fato que ocorreu na edição anterior. É o que explicam os coordenadores Leopoldo Veiga Jardim e Bernhard Knorr. Ao todo serão instalados 21 caixas eletrônicos. É esperado um público de 80 mil pessoas, nos quatro dias do evento. “No ano passado, as expectativas iniciais foram superadas, com a presença de 25 mil pessoas. Queremos que agora seja um sucesso ainda maior”, anima-se Leopoldo.




04/10/2007
2° Festival Gastronômico e Cultural Alemão

A tradição germânica se instala mais uma vez em Goiânia. A segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural Alemão, a Oktoberfest do Cerrado vai ocupar espaço privilegiado na Rua 23 – da esquina do Café Bandeira até o Calçada 21 – e Praça Léo Lynce, no Setor Oeste. A coordenação está a cargo dos empresários Leopoldo Veiga Jardim e Bernard Knor. Este será o primeiro evento de rua todo coberto da capital e terá uma logística diferenciada: ao chegar ao evento, cujo acesso é gratuito, o visitante adquire um cartão com o valor de crédito que desejar. Cartão este que poderá ser reabastecido quantas vezes forem necessárias.

Os atendentes estarão munidos de um aparelho de comanda digital, com senha e sistema de GPS, para que ninguém precise sair da mesa para fazer o pedido, que é automaticamente encaminhado para a cozinha. A intenção é evitar filas e circulação de dinheiro e garantir mais agilidade ao atendimento – este ano está sendo esperado um público de 80 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Como no ano passado, serão montadas ilhas de distribuição que vão oferecer comidas típicas alemãs: chucrute, joelho de porco, salsichas etc. Um dos parceiros do evento, o Jotas vai se transformar num restaurante alemão nos dias de festa. Já todo o cardápio de tortas e doces alemães ficará a cargo de Rosa Alzira Jaime.

Acessibilidade – A Superintendência Municipal de Trânsito já aprovou todo o projeto de acessibilidade ao Festival. Parte da Rua 23 será fechada para o evento, sem prejudicar o fluxo de veículos. Também todo o esquema de segurança já foi elaborado e uma empresa particular contratada para garantir a tranqüilidade nos quatro dias do evento.
Bazar – Durante o Festival Alemão será montado um empório para a venda de 25 tipos de cervejas alemãs e outras 30 de vários países europeus. Também vão estar à disposição souvenires típicos alemães: chapéus, bandeiras, camisetas e canecas.
Camarote vip – Este será o grande diferencial do festival este ano. Sob o comando do Café Cancun, com projeto da arquiteta Simone Borges, o Camarote Vip terá área baixa de 250 metros quadrados e mezanino de 80 metros quadrados. O espaço será utilizado para as degustações de comidas, vinhos e cervejas. A chef alemã Birgit Fenzil é quem vai elaborar o cardápio e o sommelier Hans Muggler ficará no comando dos vinhos.
A partir das 22 horas, durante os dias do festival, vai funcionar, num espaço anexo ao camarote vip uma boate que vai estar sob o comando de um DJ alemão.

Toda a matéria prima para a fabricação do chope que será consumido no festival vem diretamente da Alemanha. Aqui, o Grupo Imperial – um dos patrocinadores do evento – disponibilizou a fábrica para a produção da bebida, que será feita de acordo com os padrões de pureza e sabor, a chamada Lei da Pureza.

O que é a Lei Alemã da PurezaEm 1516, Guilherme IV, monarca alemão do Estado da Baviera, promulgou a primeira lei de proteção ao consumidor da história. Raivoso com adições esquisitas, como fuligem, cal, ervilha ao mais precioso líquido dos alemães decretou que só seria permitido produzir cerveja com malte de cevada, lúpulo e água. Fermento não foi citado porque não era ainda conhecido. A Lei da Pureza vale até hoje.

Serviço:

Horário: dia 4 a partir das 18 horas. Dias 5 a 7 a partir de 11 horas
Localização: Rua 23 e Praça Léo Lynce – Setor Oeste
Coordenação: Leopoldo Veiga Jardim: 8421-7675
Assessoria de imprensa: Britz Lopes 9973-4246

Fonte: Rimene Amaral

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